Existem dois tipos de vibrato:
O VIBRATO DE MANDÍBULA(Lábio ou Maxilar como é mais conhecido ).
O VIBRATO DE DIAFRAGMA.(vibrato utilizando somente o diafragma).
O VIBRATO DE DIAFRAGMA.(vibrato utilizando somente o diafragma).
Para estes 02 tipos de vibrato é preciso ESTUDAR SUA TÉCNICA pois existe uma forma de vibrar e cada músico tera sua caracteristica impar de fazerr o vibrato,. MAS É POSSIVEL UM MÚSICO REPETIR O VIBRATO DO OUTRO se ele estuda e tem controle dos mecanismos.
Pois bem a minha intenção aquí não é ENSINAR A FAZER O VIBRATO até mesmo porque já existem vídeo aula muito legal na net para todos e com o passo a passo.
Mas sim explicar QUANDO É QUE DEVEMOS USAR TAL TIPO DE VIBRATO E ONDE UM FUNCIONA E O OUTRO NÃO.
Primeiramente precisamos entender que uma onda sonora na região GRAVE ou seja uma corda GRABE DE UM CONTRABAIXO ACUSTICO quando percutida tera uma velocidade e amplitude muito maior doque uma corda aguda do mesmo contrabaixo.
DEPENDENDO DA REGIÃO DE UM SOM, SEJA NO GRAVE OU NO AGÚDO existe uma diferença de velocidade na onda sonora e também uma amplitude .
NÓS SAXOFONISTAS DEVEMOS ENTENDER QUE NA REGIÃO GRAVE DO SAX PODEMOS USAR UM TIPO DE VIBRATO QUE PODE SER FATAL SE USADO NA REGIÃO SUPER AGÚDA DO INSTRUMENTO.
O SAX QUANDO TOCADO NA REGIÃO GRAVE E MÉDIA TEM UMA AMPLITUDE SONORA MUITO MAIOR, A ONDA SONORA É MAIS LARGA E QUANDO VAMOS PARA O AGÚDO A ONDA É MAIS RÁPIDA .
Sabemos que podemos fazer uma nota GRAVE no sax por exemplo um SI BEMOL e mantendo a posição do SI BEMOL GRAVE e aumentando a velocidade do ar FAZEMOS A ONDA SONORA SE DESDOBRAR E EMITIMOS OS HARMÔNICOS.
QUANDO TOCAMOS UMA NOTA GRAVE NO SAX E ESTAMOS COMA EMBOCADURA TENSA , PODEMOS SENTIR QUE A NOTA FAZ UMA TREMIDA COMO SE FIZESSE UA UA UA UA UA É JUSTAMENTE QUANDO A ONDA SONORA ESTA PARA SER DIVIDIDA E FAZER A OITAVA DA NOTA .
Se sopramos forte isso ajuda a dividir a nota e fazemos a OITAVA e depois a quinta e novamente a oitava e depois terça ,quinta , sétima dominante , oitava etc...
Sendo assim a região aguda do sax sempre tem uma velocidade de ar muito maior que o grave e também uma pressãso maior na boca e camra interna menor.
AO TOCAR NOTAS AGÚDAS NO SAX OU SEJA, UMA REGIÃO ACIMA DO REZINHO DA TERCEIRA OITAVA é preciso um cuidado especial, pois estamos entrando na região dos HARMÔNICOS ou super agúdos .
Essa região como todos sabem é uma região onde a PRESSÃO DO LÁBIO na palheta e a CÂMARA INTERNA DA BOCA tem um enorme papel para o sucesso.
AI MORA O PERIGO !
Quero que entendam que o VIBRATO DE MANDÍBULA é um vibrato onde MODULAMOS O SOM COM A ALTERAÇÃO DE PRESSÃO SOB A PALHETA OU SEJA PRESÃO DA MORDIDA OU MOVIMENTO DO MAXILAR ( MANDÍBULA OU lábio ) ONDE AO TOCAR UMA NOTA GRAVE CUJA A AMPLITUDE DA ONDA É MAIOR AO FAZER O MOVIMENTO DA MANDÍBULA AJUDAMOS AINDA MAIS A FAZER O VIBRATO COM MAIS FACILIDADE.
POR OUTRO LADO...
Quando vamos para REGIÃO AGUDA e fazemos o vibrato da mesma foirma como fazemos no GRAVE do SAX ou seja com o MAXILAR, LÁBIO OU MANDÍBULA COMO QUEIRAM CHAMAR, SENDO QUE O CORRETO É MANDÍBULA, POIS NÃO EXISTE MAXILAR INFERIOR E SUPERIOR RSSS.
Bueno... AO TOCAR A REGIÃO GRAVE PODEMOS MOVIMENTAR A MANDÍBULA SEM PROBLEMA POIS A ONDA SONORA DO GRAVE É BEM AMPLA E ATÉ AJUDA A SAIR O GRAVE .
MAS SE FIZERMOS O MESMO MOVIMENTO QUE USAMOS PARA VIBRAR NOS GRAVES E MÉDIOS NA REGIÃO AGÚDA DO SAX , O TIRO SAI PELA CULATRA.
A REGIÃO AGUDA TEM UMA AMPLITUDE DE ONDA MUITO MENOR E MUITO MAIS RÁPIDA .
SE O SAXOFONISTA NA REGIÃO AGÚDA DA TERCEIRA E QUARTA OITAVAS FAZ UMA NOTA LONGA E DURANTE A NOTA O SAXOFONISTA FICA RELAXANDO E TENSIONANDO A PRESSÃO SOB A PALHETA ATRAVES DA MANDÍBULA OU LÁBIO, A NOTA DO HARMÔNICO PODE ESCAPAR.
é simples entender.
SE VOCÊ FAZ O SIB GRAVE E VAI MUDANDO AS NOTAS NA BOCA VAI SENTIR A PRESSÃO DO LÁBIO NA PALHETA AUMENTAR A MEDIDA QUE VAI PARA O AGÚDO OK, POIS BEM SE VOCÊ ESTA NA REGIÃO AGUDA DO SAX TIPO O REZINHO DA TERCEIRA OITAVA, AQUELE FEITO SOMENTE COM A PALMA DA MÃO ESQUERDA E DEPOIS QUE A NOTA ESTA SOANDO VOCE FICAR MEXENDO NA PRESSAO DA PALHETA OU SEJA MOVENDO O MAXILAR (MANDÍBULA ) OU LÁBIO A NOTA OU SEJA O HARMÔNICO PODE MUDAR E A NOTA ESCAPAR ...
POR ISSO NA REGIÃO ACIMA DO REZINHO A MAIORIA DOS SAXOFONISTAS MUDAM O VIBRATO PARA O DIAFRAGMA, ONDE ENTÃO A EMBOCADURA FICA QUIETA, FIXA E QUEM FAZ A ALTERAÇÃO NA AFINAÇÃO É A PRESSÃO DO AR FEITA PELO DIFRAGMA. DESTA FORMA MATAMOS 02 COELHOS COM UMA SÓ PAULADA !
PARA TOCAR NA REGIÃO SUPER AGÚDA PRECISAMOS DE MAIS PRESSÃO, TANTO NO LÁBIO QUANTO NO AR (DIAFRAGMA ).
AO TOCAR UMA NOTA NO SUPER AGÚDO E AUMENTAR A PRESSÃO DO DIAFRAGMA ISSO FACILITA SAIR OS HARMÔNICOS ALIADO AO ESPAÇO INTERNO DA EMBOCADURA .
AO TOCAR COM O VIBRATO DE DIAFRAGMA, ESTAMOS AUMENTANDO A PRESSÃO DO AR OU SEJA EMPURRANDO O AR PARA O SAX COM MAIOR PRESSÃO E NÃO CORREMOS O RISCO DA MOVIMENTAÇÃO DO LÁBIO NA PALHETA E ASSIM MUDAR A PRESSÃO DA PALHETA QUE PODERIA FAZER A NOTA FALHAR .
SENDO ASSIM AO FAZER NOTAS SUPER AGÚDAS O VIBRATO DE DIAFRAGMA É O QUE MELHOR NOS DA SEGURANÇA E AINDA AUMENTA A "PEGADA DO SAX " DEIXANDO O SAX COM MAIS VOLUME E MAIS BRILHO NO SOM.
SE USARMOS O VIBRATO DE MANDÍBULA IREMOS DIMINUIR A PRESSÃO DO AR POIS NÃO ESTAREMOS USANDO O DIFRAGMA E TAMBÉM CORRENDO O RISCO DA NOTA ESCAPAR DEVIDO A MOVIMENTAÇÃO DO QUEIXO.
SENDO ASSIM...PARA UM SAXOFONISTA É MAIS SEGURO FAZER NA REGIÃO SUPER AGÚDA O VIBRATO DE DIAFRAGMA .
PODEMOS USAR OS 02 AO MESMO TEMPO ?
SIM, PODEMOS E USAMOS !
UMA VEZ QUE ESTAMOS USANDO O DIFRAGMA PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DO AR E TAMBÉM A MODULAÇÃO DA CAMARA INTERNA DE NOSSA BOCA , PODEMOS NA REGIÃO AGUDA DIMINUIR A CAMARA. É COMO SE PASSASEMOS DA VOGAL OH PARA IH ou seja FAZEMOS UMA NOTA AGÚDA COM O SAX E ACIONAMOS O APOIO DO DIAFRAGMA, DIMINUIMOS A CAMARA INTERNA ( VOGAL I ) SENDO ASSIM PRENDEMOS A NOTA NO HARMÔNICO SUPERIOR E PODEMOS MOVIMENTAR O MAXILAR SEM O PERIGO DA NOTA ESCAPAr.
EXISTE SIM UM DEGRADEEE ONDE PODEMOS SAIR DE UM VIBRATO DE MAXILAR PARA UM DE DIFRAGMA E CRIAR UM MIX , VAI DEPENDER DA SITUAÇÃO OK.
O VIBRATO DE QUEIXO : é usado mais para regiões graves do instrumento e região média ,o VIBRATO DE DIAFRAGMA é usado para aregião média para aguda , mas isso não impede o músico de usar o vibrato de diafragma na região grave,. MAS É PRECISO LEMBRAR que região grave gasta mais ar justamente porque a EMBOCADURA esta mais relaxada para sair os GRAVES e a velocidade de ar é menor pois caso contrário nosso ar acaba rapidinho rsss.
ao usar o VIBRATO DE DIAFRAGMA para a região grave , ao fazer a pressão do Diafragma para vibrar aumentamos a saida de ar e corremos o risco de fazer esta velocidade maior da coluna de ar gerar o harmônico da oitava e até quinta .
Sendo assim o músico precisa desenvolver o vibrato específico para cada região do sax para depois poder misturar os vibratos, pois é possivel fazer os 02 ao mesmo tempo ok
O VIBRATO DE QUEIXO É O QUE USA MENOS PRESSÃO DE AR , SENDO ASSIM PARA TOCAR ALGO MUITO PIANO OU SEJA MUITO BAIXINHO, GERALMENTE NÃO ESTAMOS NA REGIÃO AGUDÍSSIMA, e assim podemos usar o vibrato de queixo rsss pois ele não usa a PRESSÃO DO AR para modular o som e sim a pressão do lábio na palheta fazendo a palheta mexer , mover fechando e abrindo e cria a desafinação que é o princípio do VIBRATO seja ele no violino, cello, flauta etc...
O VIBRATO DE DIAFRAGMA é o vibrato que usa mais a PRESSÃO DO AR para modular o som e a palheta fica imóvel ou seja não existe movimento do queixo ok.
NA REGIÃO AGUDÍSSIMA MOVER A PALHETA OU SEJA AUMENTAR E DIMINUIR A PRESSÃO SOB A PALHETA PODE FAZER O TIRO SAIR PELA CULATRA OU SEJA PODE GERAR UM HARMÔNICO INDESEJÁVEL EM UMA MUDANÇA DE NOTA ONDE SAI O FAMOSO "APITO ".
Sendo assim, muita atenção com os vibratos em suas regiões onde melhor ele atua, pois trocar a região dos vibratos usando o de QUEIXO nos agudíssímos, pode fazer uma nota que era para sair agúda oitavar para baixo, e se usarmos o vibrato de diafragma podera fazer um gravão, podemos aumentar a pressão do ar e fazer a nota oitavar ou até mesmo apitar .
SIM, EXISTE UMA REGIÃO NEUTRA QUE ACEITA QUALQUER TIPO DE VIBRATO QUE É A REGIÃO MÉDIA DE SOL GRAVE A SOL AGÚDO, FORA DESTA REGIÃO COMEÇA A COMPLICAR A VIDA DO ARTISTA RSSS.
COMO ESTUDO PROPONHO UMA PESQUISA SOBRE TIPOS DE VIBRATOS ONDE POSSAM VER UM MÚSICO FAZENDO UM VIBRATO EM DETERMINADA REGIÃO OK.
Pois bem a minha intenção aquí não é ENSINAR A FAZER O VIBRATO até mesmo porque já existem vídeo aula muito legal na net para todos e com o passo a passo.
Mas sim explicar QUANDO É QUE DEVEMOS USAR TAL TIPO DE VIBRATO E ONDE UM FUNCIONA E O OUTRO NÃO.
Primeiramente precisamos entender que uma onda sonora na região GRAVE ou seja uma corda GRABE DE UM CONTRABAIXO ACUSTICO quando percutida tera uma velocidade e amplitude muito maior doque uma corda aguda do mesmo contrabaixo.
DEPENDENDO DA REGIÃO DE UM SOM, SEJA NO GRAVE OU NO AGÚDO existe uma diferença de velocidade na onda sonora e também uma amplitude .
NÓS SAXOFONISTAS DEVEMOS ENTENDER QUE NA REGIÃO GRAVE DO SAX PODEMOS USAR UM TIPO DE VIBRATO QUE PODE SER FATAL SE USADO NA REGIÃO SUPER AGÚDA DO INSTRUMENTO.
O SAX QUANDO TOCADO NA REGIÃO GRAVE E MÉDIA TEM UMA AMPLITUDE SONORA MUITO MAIOR, A ONDA SONORA É MAIS LARGA E QUANDO VAMOS PARA O AGÚDO A ONDA É MAIS RÁPIDA .
Sabemos que podemos fazer uma nota GRAVE no sax por exemplo um SI BEMOL e mantendo a posição do SI BEMOL GRAVE e aumentando a velocidade do ar FAZEMOS A ONDA SONORA SE DESDOBRAR E EMITIMOS OS HARMÔNICOS.
QUANDO TOCAMOS UMA NOTA GRAVE NO SAX E ESTAMOS COMA EMBOCADURA TENSA , PODEMOS SENTIR QUE A NOTA FAZ UMA TREMIDA COMO SE FIZESSE UA UA UA UA UA É JUSTAMENTE QUANDO A ONDA SONORA ESTA PARA SER DIVIDIDA E FAZER A OITAVA DA NOTA .
Se sopramos forte isso ajuda a dividir a nota e fazemos a OITAVA e depois a quinta e novamente a oitava e depois terça ,quinta , sétima dominante , oitava etc...
Sendo assim a região aguda do sax sempre tem uma velocidade de ar muito maior que o grave e também uma pressãso maior na boca e camra interna menor.
AO TOCAR NOTAS AGÚDAS NO SAX OU SEJA, UMA REGIÃO ACIMA DO REZINHO DA TERCEIRA OITAVA é preciso um cuidado especial, pois estamos entrando na região dos HARMÔNICOS ou super agúdos .
Essa região como todos sabem é uma região onde a PRESSÃO DO LÁBIO na palheta e a CÂMARA INTERNA DA BOCA tem um enorme papel para o sucesso.
AI MORA O PERIGO !
Quero que entendam que o VIBRATO DE MANDÍBULA é um vibrato onde MODULAMOS O SOM COM A ALTERAÇÃO DE PRESSÃO SOB A PALHETA OU SEJA PRESÃO DA MORDIDA OU MOVIMENTO DO MAXILAR ( MANDÍBULA OU lábio ) ONDE AO TOCAR UMA NOTA GRAVE CUJA A AMPLITUDE DA ONDA É MAIOR AO FAZER O MOVIMENTO DA MANDÍBULA AJUDAMOS AINDA MAIS A FAZER O VIBRATO COM MAIS FACILIDADE.
POR OUTRO LADO...
Quando vamos para REGIÃO AGUDA e fazemos o vibrato da mesma foirma como fazemos no GRAVE do SAX ou seja com o MAXILAR, LÁBIO OU MANDÍBULA COMO QUEIRAM CHAMAR, SENDO QUE O CORRETO É MANDÍBULA, POIS NÃO EXISTE MAXILAR INFERIOR E SUPERIOR RSSS.
Bueno... AO TOCAR A REGIÃO GRAVE PODEMOS MOVIMENTAR A MANDÍBULA SEM PROBLEMA POIS A ONDA SONORA DO GRAVE É BEM AMPLA E ATÉ AJUDA A SAIR O GRAVE .
MAS SE FIZERMOS O MESMO MOVIMENTO QUE USAMOS PARA VIBRAR NOS GRAVES E MÉDIOS NA REGIÃO AGÚDA DO SAX , O TIRO SAI PELA CULATRA.
A REGIÃO AGUDA TEM UMA AMPLITUDE DE ONDA MUITO MENOR E MUITO MAIS RÁPIDA .
SE O SAXOFONISTA NA REGIÃO AGÚDA DA TERCEIRA E QUARTA OITAVAS FAZ UMA NOTA LONGA E DURANTE A NOTA O SAXOFONISTA FICA RELAXANDO E TENSIONANDO A PRESSÃO SOB A PALHETA ATRAVES DA MANDÍBULA OU LÁBIO, A NOTA DO HARMÔNICO PODE ESCAPAR.
é simples entender.
SE VOCÊ FAZ O SIB GRAVE E VAI MUDANDO AS NOTAS NA BOCA VAI SENTIR A PRESSÃO DO LÁBIO NA PALHETA AUMENTAR A MEDIDA QUE VAI PARA O AGÚDO OK, POIS BEM SE VOCÊ ESTA NA REGIÃO AGUDA DO SAX TIPO O REZINHO DA TERCEIRA OITAVA, AQUELE FEITO SOMENTE COM A PALMA DA MÃO ESQUERDA E DEPOIS QUE A NOTA ESTA SOANDO VOCE FICAR MEXENDO NA PRESSAO DA PALHETA OU SEJA MOVENDO O MAXILAR (MANDÍBULA ) OU LÁBIO A NOTA OU SEJA O HARMÔNICO PODE MUDAR E A NOTA ESCAPAR ...
POR ISSO NA REGIÃO ACIMA DO REZINHO A MAIORIA DOS SAXOFONISTAS MUDAM O VIBRATO PARA O DIAFRAGMA, ONDE ENTÃO A EMBOCADURA FICA QUIETA, FIXA E QUEM FAZ A ALTERAÇÃO NA AFINAÇÃO É A PRESSÃO DO AR FEITA PELO DIFRAGMA. DESTA FORMA MATAMOS 02 COELHOS COM UMA SÓ PAULADA !
PARA TOCAR NA REGIÃO SUPER AGÚDA PRECISAMOS DE MAIS PRESSÃO, TANTO NO LÁBIO QUANTO NO AR (DIAFRAGMA ).
AO TOCAR UMA NOTA NO SUPER AGÚDO E AUMENTAR A PRESSÃO DO DIAFRAGMA ISSO FACILITA SAIR OS HARMÔNICOS ALIADO AO ESPAÇO INTERNO DA EMBOCADURA .
AO TOCAR COM O VIBRATO DE DIAFRAGMA, ESTAMOS AUMENTANDO A PRESSÃO DO AR OU SEJA EMPURRANDO O AR PARA O SAX COM MAIOR PRESSÃO E NÃO CORREMOS O RISCO DA MOVIMENTAÇÃO DO LÁBIO NA PALHETA E ASSIM MUDAR A PRESSÃO DA PALHETA QUE PODERIA FAZER A NOTA FALHAR .
SENDO ASSIM AO FAZER NOTAS SUPER AGÚDAS O VIBRATO DE DIAFRAGMA É O QUE MELHOR NOS DA SEGURANÇA E AINDA AUMENTA A "PEGADA DO SAX " DEIXANDO O SAX COM MAIS VOLUME E MAIS BRILHO NO SOM.
SE USARMOS O VIBRATO DE MANDÍBULA IREMOS DIMINUIR A PRESSÃO DO AR POIS NÃO ESTAREMOS USANDO O DIFRAGMA E TAMBÉM CORRENDO O RISCO DA NOTA ESCAPAR DEVIDO A MOVIMENTAÇÃO DO QUEIXO.
SENDO ASSIM...PARA UM SAXOFONISTA É MAIS SEGURO FAZER NA REGIÃO SUPER AGÚDA O VIBRATO DE DIAFRAGMA .
PODEMOS USAR OS 02 AO MESMO TEMPO ?
SIM, PODEMOS E USAMOS !
UMA VEZ QUE ESTAMOS USANDO O DIFRAGMA PARA AUMENTAR A VELOCIDADE DO AR E TAMBÉM A MODULAÇÃO DA CAMARA INTERNA DE NOSSA BOCA , PODEMOS NA REGIÃO AGUDA DIMINUIR A CAMARA. É COMO SE PASSASEMOS DA VOGAL OH PARA IH ou seja FAZEMOS UMA NOTA AGÚDA COM O SAX E ACIONAMOS O APOIO DO DIAFRAGMA, DIMINUIMOS A CAMARA INTERNA ( VOGAL I ) SENDO ASSIM PRENDEMOS A NOTA NO HARMÔNICO SUPERIOR E PODEMOS MOVIMENTAR O MAXILAR SEM O PERIGO DA NOTA ESCAPAr.
EXISTE SIM UM DEGRADEEE ONDE PODEMOS SAIR DE UM VIBRATO DE MAXILAR PARA UM DE DIFRAGMA E CRIAR UM MIX , VAI DEPENDER DA SITUAÇÃO OK.
O VIBRATO DE QUEIXO : é usado mais para regiões graves do instrumento e região média ,o VIBRATO DE DIAFRAGMA é usado para aregião média para aguda , mas isso não impede o músico de usar o vibrato de diafragma na região grave,. MAS É PRECISO LEMBRAR que região grave gasta mais ar justamente porque a EMBOCADURA esta mais relaxada para sair os GRAVES e a velocidade de ar é menor pois caso contrário nosso ar acaba rapidinho rsss.
ao usar o VIBRATO DE DIAFRAGMA para a região grave , ao fazer a pressão do Diafragma para vibrar aumentamos a saida de ar e corremos o risco de fazer esta velocidade maior da coluna de ar gerar o harmônico da oitava e até quinta .
Sendo assim o músico precisa desenvolver o vibrato específico para cada região do sax para depois poder misturar os vibratos, pois é possivel fazer os 02 ao mesmo tempo ok
O VIBRATO DE QUEIXO É O QUE USA MENOS PRESSÃO DE AR , SENDO ASSIM PARA TOCAR ALGO MUITO PIANO OU SEJA MUITO BAIXINHO, GERALMENTE NÃO ESTAMOS NA REGIÃO AGUDÍSSIMA, e assim podemos usar o vibrato de queixo rsss pois ele não usa a PRESSÃO DO AR para modular o som e sim a pressão do lábio na palheta fazendo a palheta mexer , mover fechando e abrindo e cria a desafinação que é o princípio do VIBRATO seja ele no violino, cello, flauta etc...
O VIBRATO DE DIAFRAGMA é o vibrato que usa mais a PRESSÃO DO AR para modular o som e a palheta fica imóvel ou seja não existe movimento do queixo ok.
NA REGIÃO AGUDÍSSIMA MOVER A PALHETA OU SEJA AUMENTAR E DIMINUIR A PRESSÃO SOB A PALHETA PODE FAZER O TIRO SAIR PELA CULATRA OU SEJA PODE GERAR UM HARMÔNICO INDESEJÁVEL EM UMA MUDANÇA DE NOTA ONDE SAI O FAMOSO "APITO ".
Sendo assim, muita atenção com os vibratos em suas regiões onde melhor ele atua, pois trocar a região dos vibratos usando o de QUEIXO nos agudíssímos, pode fazer uma nota que era para sair agúda oitavar para baixo, e se usarmos o vibrato de diafragma podera fazer um gravão, podemos aumentar a pressão do ar e fazer a nota oitavar ou até mesmo apitar .
SIM, EXISTE UMA REGIÃO NEUTRA QUE ACEITA QUALQUER TIPO DE VIBRATO QUE É A REGIÃO MÉDIA DE SOL GRAVE A SOL AGÚDO, FORA DESTA REGIÃO COMEÇA A COMPLICAR A VIDA DO ARTISTA RSSS.
COMO ESTUDO PROPONHO UMA PESQUISA SOBRE TIPOS DE VIBRATOS ONDE POSSAM VER UM MÚSICO FAZENDO UM VIBRATO EM DETERMINADA REGIÃO OK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário