A boquilha é a peça que se encaixa na ponta do saxofone e na qual é fixada a palheta. Seu funcionamento é semelhante ao de um apito, que gera as vibrações que irão percorrer o corpo do instrumento e as quais se tornarão o som típico do saxofone. As boquilhas podem ser fabricadas dos mais diversos materiais: massa plástica, metais, acrílico, madeira, vidro e até mesmo osso, contudo as de massa plásticas e de metais são as mais utilizadas.
O formato das boquilhas também pode variar bastante, tanto externamente quanto internamente. Alterações nos formatos implicam alterações significativas do som produzido, e devido a este fato, a escolha da boquilha é uma decisão muito pessoal para cada saxofonista. Não existe um padrão entre as fábricas. Grosso modo, duas medidas internas são definidas: a altura da abertura e a sua profundidade. Quanto maior for a abertura e menor a profundidade, mais estridente será o som produzido, já o contrário resulta num som abafado e pequeno.
Toda boquilha que se preze, possui um Nome e um número.
O que é isso? O nome, claro, indica o fabricante.
O número indica qual é a abertura da Boquilha.
Quando inicia-se a tocar sax, não se têm muitas opções. Inicia-se com uma boquilha de massa, após algum tempo de estudo quando já se tem uma embocadura formada, precisão em articulação, etc... indica-se uma troca de boquilha para o aluno.
Para escolher sua boquilha, você precisa urgente mente saber qual o som que você almeja. Erudito ou Pop.
Se for erudito, você deverá partir para boquilhas chamadas fechadas. São boquilhas de numeração inferiores a 7. (usadas pela escola Clássica Francesa – trabalhasse com palhetas mais duras, pois as nuances de som são menores. O Músico busca um som mais constante, em que o sax soa parecido em todas as regiões das oitavas)
Se deseja um Som mais Pop, deverá procurar boquilhas com aberturas superiores ao número 6. (e trabalhar com palhetas mais leves.)
Hoje existem varios tipos de boquilhas como: de madeira, massa, metal, acrílico, etc...
No mercado hoje são existente vários fabricantes como Yamaha, Claude Lakey, Rico Royal, Vandoren, Selmer, Bari, Bakley, Ivan Mayer, Dukoff, Everton. Entanto indica-se quando o saxofonista desejar trocar de boquilha procura experimentar uma de cada marca e numeração assim que possível, para que tenha um bom desempenho com seu instrumento.
A palheta
A palheta está para o saxofone assim como a corda está para o violão. Ela é a responsável pela emissão do som pelo instrumento. Ao soprarmos a boquilha é gerada uma coluna de ar que faz vibrar a palheta, produzindo o som.
As palhetas são fabricadas com madeira, geralmente cana ou bambu, existindo porém palhetas sintéticas criadas pela engenharia moderna, como a Fibracell, feita de um material de fibra e a Légere. Existem numerações para determinar o nível de dureza de uma palheta, mas esta numeração não é padronizada, varia de fabricante para fabricante. Quanto mais dura é a palheta, maior é o esforço para a emissão da nota, contudo menor é o esforço para manter o controle daafinação.
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